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Prestação de Contas da Educação Sobre a Pandemia

AÇÕES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

Seguindo as orientações oficiais dos Conselhos de Educação Nacional, Estadual e do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, com as Deliberações 01/2020- DOE 31/03/2020, Resolução 1016 de 03/04/2020, Orientação Conjunta 002/2020- DEDUC/DPGE/SEED de 23/04/2020 para nortear as ações do ensino municipal, em relação a reorganização do Calendário escolar, visto as especificidades das etapas de ensino que o município atende.O Departamento Municipal de Educação de Inajá, juntamente com o Conselho Municipal de Educação e Conselhos Escolares, tomaram as decisões necessárias, quanto as ações empreendidas no período de isolamento.

Investindo no fortalecimento de vínculos afetivos e sociais na relação família/escola, assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e o cuidado das crianças com as famílias e favorecendo o caráter de ludicidade, o atendimento de crianças da Educação Infantil, dar-se-á por meio de atividades de estímulo, guia de orientação aos pais, incluindo informações quanto aos cuidados com a higiene, alimentação  como fatores pedagógicos favoráveis a estimulação e desenvolvimento contínuos, entendidos como primordiais às crianças dessa faixa etária. O atendimento de crianças da Educação Infantil dar-se-á por meio de orientações/sugestões de atividades  não presenciais, garantindo os direitos de aprendizagem bem como os campos de experiência, consonantes à Proposta Pedagógica das unidades escolares, e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e sociemocionais,  de modo que cada criança esteja apta a cumprir o mínimo de 60% de frequência da carga horária mínima de 800 horas.

Já educação escolarizada ofertada neste momento de excepcionalidade, deve ser compreendida como uma oportunidade de educação voltada para a formação humana e suas diversas relações, compreendendo a complexidade de viver neste momento e da necessidade de novo olhar de educação, garantindo assim, a qualidade de ensino. Os estudos escolares não presenciais devem assegurar as aprendizagens dos alunos, por meio de planejamentos diários consonantes com os objetos e objetivos de aprendizagem constantes no Referencial Curricular do Paraná e legislação correlata.

As atividades remotas se dão por entrega de materiais impressos quinzenalmente por meio de agendamento na escola Municipal Doutor Narbal e CMEI- Centro Municipal Antônio Monteiro da Silva, acompanhamento via telefone,  WhatsApp, vídeos gravados pelos professores das turmas, e indicação de links que possam auxiliar nas resoluções das atividades. Também utilizando do livro didático encaminhado juntamente com as atividades impressas e kits com materiais para realização das mesma. Temos também uma página na internet no Portal da Prefeitura Municipal de Inajá,( www.Inaja.pr.gov.br) “Atividades para casa” ou entrar direto pelo endereço eletrônico https://smeinajapr.000webhostapp.com/ onde os pais podem visualizar as atividades das escolas municipais: Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Monteiro da Silva e Escola Municipal Doutor Narbal Oreste May,  temos o informativo do Departamento Municipal de Educação, várias sugestões de jogos de interação para as crianças utilizarem e desenvolverem-se dentro dos Componentes curriculares  proposto para cada dia, sob a responsabilidade do professor da turma, respeitando as orientações dos órgãos de saúde e trabalhando em Home office, de planejar e organizar as atividades pedagógicas a serem realizadas pelos alunos, de forma remota, contendo: data, turma, nome da professora, componente curricular, conteúdo abordado, objeto de conhecimento e objetivos de aprendizagens, tudo em consonância com o planejamento do professor e Proposta Pedagógica Curricular (PPC) da Instituição. O professor criou um grupo de WhatsApp para sua turma, onde auxilia nas resoluções das atividades remotas, neste grupo os professores gravam aulas explicando os conteúdos abordados, indicam links para ajudar na compreensão e tiram dúvidas quando necessário no particular. Os professores fazem o acompanhamento diário em relação as realizações das atividades pelos alunos, intervindo quando necessário. Até o momento não foi constatado evasão escolar.

Para realizar a entrega das atividades aos alunos da zona rural, e aos que tem dificuldade em retirar as mesmas, está sendo disponibilizado um motorista da educação.

Em virtude da necessidade de elaboração, preparação e envio das atividades remotas, foram mantidas as horas suplementares e contratos PSS dos professores na rede Municipal de Inajá.

As formações Continuadas estão acontecendo conforme planejamento no calendário escolar, das Instituições de Ensino do Município, através de cursos onlines, via Instagram, WhatsApp e Meet,  bem como as reuniões para tomadas de decisões entre os profissionais das redes de Ensino, além daquelas entre gestores educacionais e pais ou responsáveis pelos alunos. As ações intersetoriais de atendimento aos alunos e suas famílias estão acontecendo regularmente pela rede municipal de proteção (CRAS E CREAS).

As medidas adotadas em relação a distribuição da merenda escolar, tais como: distribuição de alimentos aos pais ou responsáveis pelos estudantes, foi  seguido o critério de  quem possui o cadastro no bolsa família e alunos em vulnerabilidade.  A entrega acontece quinzenalmente seguindo os protocolos da saúde, mediante agendamento nas instituições municipais de ensino.

Está em processo de finalização a elaboração de protocolos de retorno às aulas na perspectiva das redes municipais de educação, onde ocorreram reuniões com o corpo docente e pesquisas com as famílias ou responsáveis dos alunos, foi instituída a Comissão para avaliação de retomada das aulas presenciais no municipio de Inajá, mediante ao Decreto Nº088/ 2020.  

Foi realizada uma reunião entre Departamento de Educação e Unidade de planejamento  e controle interno para esclarecimentos e replanejamentos por conta dos impactos na arrecadação trazidos pela queda da atividade econômica, e redução dos recursos, onde obrigatoriamente deverão ocorrer contenções nas despesas.

 

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